28 de janeiro de 2014

Resenha: Bela Maldade


Fiz uma compra ano passado no site da Saraiva (sempre compro livro lá, ou pelo menos tento, rs), comprei três livros que me interessaram pelo tema e na época os preços estavam beem camaradas, mais ou menos R$ 8,00 cada... Ai eu sai pesquisando os que valiam mais a leitura, e comprei!
Comecei a leitura por Bela Maldade da Rebecca James, me interessei desde o começo pelo enredo: amizades perigosas e um pouco de psicopatia, achei que seria uma leitura diferente das que normalmente faço...
 Rebecca nasceu em 1970 em Sidney, Austrália, o livro foi lançado em Setembro de 2011, a editora é a Intrínseca e o papel impresso é polén soft, gosto muito! São 302 páginas de muitas emoções ... É narrado em primeira pessoa intercalando passado, futuro e presente.

''Eu deveria ter ido ao enterro. Não teria precisado chorar nem fingir desespero. Poderia ter ido amargamente ou cuspido na cova. Quem se importaria? Se eu amo menos tivesse visto baixarem o caixão à sepultura, jogarem terra no túmulo, teria mais certeza de que ela realmente está morta e enterrada.''

A protagonista é Katherine Patterson, uma garota que gosta de frequentar festas e estar ao lado dos seus amigos. Tem 17 anos, vive com sua família, tem uma vida bem tranquila e feliz em sua cidade. Mas uma tragédia na família a faz mudar de cidade para tentar viver uma outra vida, começa a morar com uma tia e tem como objetivo na mudança o anonimato... Mas logo que começa a frequentar o colégio, no último ano, faz amizade com Alice - que é bem popular na cidade e colégio - e Robbie, um quase-namorado da Alice. Bom, o anonimato e a tranquilidade com certeza passaram bem longe da vida da rotina da Katie após Alice entrar em sua vida. Nesse ponto, o livro é ótimo mostrando que por mais que aconteçam tragédias e acontecimentos tristes, uma forma de superar tudo isso é ter amigos que estejam do nosso lado, prontos para ouvir, chorar, rir e aconselhar... Mas ao mesmo que a leitura instiga a pensar em amizade, o pensamento na obsessão, maldade e dualismo de personalidades com certeza sobressaem ... O livro foca na facilidade que algumas pessoas têm de misturar sentimentos bons e ruins por uma pessoa, já no inicio da leitura dá para perceber que Alice, a adolescente linda, carismática e popular com certeza tem um pequeno desvio de personalidade, chegando quase a uma psicose e/ou obsessão.

''Embora eu esteja começando a me perguntar se Philippa não está certa, também sinto uma pontada de indignação. Alice é minha amiga, afinal de contas, e não é justo que Philippa a julgue com tanta severidade, tão rapidamente.''

 A autora fez com que tudo o que a Alice aprontou com Katie tivesse alguma explicação, algum objetivo, o que eu não concordo, nem acho que aconteceria, mas ai vem a parte que Alice realmente tem algum distúrbio, porque ela não faz mal só a Katie, mas também a Robbie, Philippa, Mick, Helen, praticamente todos os personagens da trama, então, talvez se ela não tivesse seus pontos fracos os motivos que a levaram a fazer o que fez com Katie não seriam suficientes para tanta maldade.

''- Posso. Vou estar aí daqui a pouco. Vou o mais rápido depressa que puder. - Ele não tenta parecer ''blasé'' nem esconder seu entusiasmo, e eu me lembro de quanto gosto dele, de como é engraçado, doce, bom e generoso. E sei, com absoluta certeza, que fiz a coisa certa.''

O livro flui bem, a leitura é gostosa e tem romance na dose certa -nem muito, nem pouco -, é fácil e rápido de ler, com certeza vale a pena, a história nos faz pensar em tudo que realmente vale a pena na nossa vida, nos nossos medos, erros e acertos também... E mostra de um jeito triste, mas bem bonito que sempre conseguimos superar nossas angustias, nem que o tempo que faça por você...

Nenhum comentário:

Postar um comentário